FUNDACÕES PARA SILOS, RESERVATÓRIOS E GRANELEIROS

Matricule-se agora por R$ 490,00
Fundacoes%20reservatorios%20e%20silos
19 vídeos
5 provas
19 textos
30 horas

Descrição do curso

O curso tem o objetivo de apresentar o cálculo das diversas modalidades de fundações para silos, reservatórios e armazéns graneleiros e capacitar profissionais para a concepção, dimensionamento e projetos desse sistema construtivo, resultando ao seu final, num roteiro de cálculo para o dimensionamento de fundações desses equipamentos. Apresenta considerações construtivas e práticas necessárias para a utilização de estacas, anéis e radier nessas fundações.

Curso 100% Online. MATRÍCULAS ABERTAS! Início Imediato.

Curso composto por vídeoaulas. 

DEDICAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
5 semanas de estudo
5-6 horas / semana de dedicação
10 horas de videoaulas

Professor Urbano Rodriguez Alonso

Categoria: GEOTECNIA


Informações gerais

Conteúdo
  • Classificação das fundações
  • Recalques
  • Curva carga x recalque
  • Causas do colapso estrutural
  • Fundações em regiões cársticas
  • Ações devidas ao vento
  • Fundações de reservatórios
  • Tipos de reservatórios
  • Reservatório com costado metálico, apoiado em solo e confinado por anel de concreto
  • Reservatório elevado de concreto
  • Reservatório com costado metálico apoiado em laje estaqueada
  • Reservatório em fibra de vidro apoiado em placa de concreto armado
  • Fundações de silos
  • Tipos de silos
  • Silo vertical em concreto armado
  • Sapata anelar estaqueada
  • Conjunto de silos verticais em concreto armado
  • Interação solo x estrutura
  • Silo horizontal semi-submerso (armazém graneleiro)
  • Graneleiro estaqueado
  • Patologia
  • Recomendações de projeto
Objetivo

A Engeduca criou essa disciplina com o objetivo de apresentar os tipos mais comuns de fundações para silos, reservatórios e armazéns graneleiros, seja em fundação rasa ou fundação profunda, as definições e procedimentos de dimensionamento geotécnico, além da análise e concepção desses elemetos, oferecendo ao aluno a oportunidade de estudar com detalhes os tipos de soluções mais empregadas nesta área e permitir que ele crie uma consciência crítica sobre a aplicabilidade imediata de cada uma das técnicas apresentadas. O curso é indispensável para aqueles que pretendem atuar na área de projeto e execução de fundações.

Público-alvo

Engenheiros, arquitetos, geotécnicos, geólogos, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia, arquitetura e edificações.

Metodologia

Cada aula inicia com uma introdução do assunto tratado e depois de cada aula será solicitado que você faça um teste relacionado ao tema tratado.
Essas são ferramentas diferentes de aprendizado que complementarão a leitura das apostilas e apresentações e que você pode ler a qualquer momento durante o período de acesso ao curso.
A cada semana você aprenderá uma nova teoria sobre o assunto relacionado. Depois será pedido que leia uma série de textos que preparamos ou artigos publicados.
Eles também irão auxiliar no seu aprendizado, e podem ser aplicados no dia a dia de seu projeto, gestão ou produção. Além disso, irão expandir seu conhecimento técnico e capacidade de análise em situações que poderão aparecer durante a sua atividade profissional.
Após completar as leituras é necessário que você faça um teste. Esses testes existem para ajudá-lo a verificar se está realmente internalizando as informações presentes nas aulas.
Para alguns alunos, esses testes podem ser consideravelmente desafiadores, mas todos devem tentar e fazer o melhor possível.
Após completá-los, nós iremos passar à resolução de exercícios ou de casos.
Cada semana estaremos resolvendo problemas ou exercícios diferentes e colocando uma série de questões sobre projetos.
Utilize os fóruns de discussão para conversar com seus colegas  sobre esses projetos. Cite sempre a aula ou vídeo que contém o assunto de sua dúvida para rápida localização.
Cada caso requer, também, que você aplique uma ou duas das ferramentas aprendidas em aula, para que você se familiarize com o modo de aplicá-las em um contexto real.
Cada aula será encerrada com uma apresentação de conclusão. 
Essa apresentação é uma oportunidade para que o professor compartilhe alguns insights que possa ter sobre o tema e tire algumas dúvidas que persistam sobre o material desenvolvido na aula.
Lembre-se, em qualquer momento do curso as perguntas poderão ser postadas abertamente ao professor via fórum, que as responderá  a todos os alunos, e caso haja algum tipo de debate, contribuirá para o enriquecimento do curso. Incentivamos os debates.
Além de assistir as aulas e ler o material disponibilizado, aconselha-se a todos a formar grupos de estudo. Na ENGEDUCA chamamos esses grupos de "times de aprendizado".
Faça isso virtualmente, utilizando nosso chat durante a semana, pois isso permitirá também aumentar seu network.
Pequenos grupos de discussão são uma maneira poderosa de afiar suas habilidades e conceitos, e só depois trazer para fóruns maiores para explorar de forma mais ampla o que as pessoas estão pensando sobre os casos.
Sempre gosto de dizer que, para várias das questões que serão feitas sobre os casos, não existe necessariamente uma resposta correta associada a elas.
Mas existirão respostas claramente melhores que outras e podem-se construir argumentos melhores que outros.
Então os grupos de estudos e os fóruns são oportunidades para você afiar sua argumentação e, mais uma vez, suas habilidades de pensamento fortalecendo conceitos.
Bom, ao final do curso, será pedido que você faça uma avaliação final. Você irá aplicar o conteúdo aprendido na prática.
Também temos dois assistentes de ensino para cada curso. Eles vão participar dos fóruns de discussão, monitorando e participando ocasionalmente.
O período para acesso neste curso é de 65 dias.

Certificado

Certificado de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das atividades.

Visão geral de como funciona

1. Como sou aprovado no curso?
Para ser aprovado, você precisará obter uma nota de aprovação em cada uma das tarefas obrigatórias. Há vídeos, leituras e exercícios práticos para ajudar você a se preparar para tarefas valendo nota.
2. Há prazos para as tarefas?
Não, há apenas prazos sugeridos para ajudar você a gerenciar seu cronograma e evitar que o trabalho se acumule. Contanto que você conclua todas as tarefas obrigatórias antes do final do curso, ainda pode obter o Cerificado pelo seu trabalho.
3. Há alguma penalidade por atraso no envio da minha atividade?
Testes e avaliações programadas podem ser enviados com atraso sem penalidade ou consequência.
4. Posso refazer uma avaliação?
Sim. Se você quiser melhorar sua nota, pode sempre tentar novamente ilimitadas vezes nas avaliações dos módulos e 3 vezes na avaliação final. 
5. O que acontece se eu não terminar até a data limite?
Se você não terminar antes da data limite, poderá contratar a extensão de prazo extra de 30 dias. 

O que você vai aprender

Professores